A Di Artuso Industria Madeireira está instalada no estado do Acre, mais precisamente no município de Sena Madureira, à 130km do aeroporto da capital Rio Branco.
A familia Artuso é tradicional no setor da indústria madeireira, iniciou-se com o patriarca MARCELINO ARTUSO que atuava no ramo de serraria nos estados de Santa Catarina e Paraná na década de 60, e que passou este legado à seus filhos e netos.
A empresa é administrada pelo diretor Diógenes Artuso (neto de Marcelino Artuso e filho de Silvio Artuso) e por sua esposa Marcela R. Silva Artuso, sócia-proprietária.
Os Planos de Manejo da empresa são extraídos no município de Feijó-AC, região farta de propriedades rurais regularizadas, aptas ao Plano de Manejo Florestal.
Apesar da fartura de áreas aptas a extração de madeira legalizada, a região tem pouquíssimas serrarias devido às dificuldades climáticas e de solo, que assustam a maioria dos empreendedores do setor florestal. Em média são de 90 a 120 dias de estiagem somente por ano, o que torna muito difícil as indústrias madeireiras estocarem matéria prima para trabalhar o ano todo, além desse curto período de tempo somam-se as dificuldades, o terreno muito acidentado, solo de baixa compactação e a escassez de cascalho ou pedra para confecção de estradas.
Mesmo diante de todas essas dificuldades, a direção da empresa optou por essa região, vislumbrando menor concorrência desleal, sem concorrentes atuando de forma clandestina/ilegal.
A empresa começou sua operação na região no ano de 2018, e vem obtendo êxito ano à ano conseguindo estocar matéria-prima suficiente para trabalhar também durante o período chuvoso, dando maior estabilidade financeira aos seus colaboradores que recebem seus salários normalmente durante o ano todo, sem necessidade de demissões no período chuvoso; êxito este impulsionado por clientes que acreditam na empresa e ajudam no financiamento da extração da matéria-prima que demanda altos gastos/investimentos num curto espaço de tempo (período de seca).
A empresa procura estar sempre muito antenada às tecnologias do setor. Foi pioneira no controle de matéria-prima por QRCODE, desde de 2018 utiliza um sistema que permite controle total de movimentação de toras/árvores, desde corte, arraste, baldeio, transporte até a serraria, depois a transformação, permitindo saber quais árvores foram utilizadas na produção de cada lote de madeira serrada.
Agora procurando aprimorar ainda mais o controle de produção de forma pioneira também, adicionou à sua cadeia produtiva a rastreabilidade por DNA, trazendo muito mais transparência ao devido processo legal e muito mais segurança à seus clientes e parceiros.
A Di Artuso Industria Madeireira é a primeira empresa a implantar a rastreabilidade por DNA em um Plano de Manejo Sustentável em floresta privada no mundo.
Deixe um comentário